Pular para o conteúdo
SÃO JORGE
Porta de Entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Cariocas

A Cachoeira das Cariocas é um dos atrativos da Trilha dos Cânions, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A entrada fica na Vila de São Jorge. Considerada uma das melhores cachoeiras da região, a Cachoeira das Cariocas tem duas quedas d’água imponentes e belas que se espalham para os lados, formando duas piscinas maravilhosas para banho. Possui trilha de 10,5km total (ida e volta), com nível médio.

Vale da Lua

O acesso ao Vale da Lua é pela GO-239. A entrada, sinalizada por placas, está a 09km da Vila de São Jorge e 35km de Alto Paraíso de Goiás. Depois da estrada asfaltada serão mais 3,5 km em estrada de terra até o estacionamento. A trilha até o Vale da Lua é bastante simples e leva cerca de 15 minutos, com apenas 900 metros. Há dois quiosques que vendem comida próximos à entrada do atrativo.

Saltos

O percurso é feito na maior parte do tempo em terreno acidentado e pedregoso. Depois de aproximadamente 04km de caminhada, chega-se ao Mirante do Salto do Rio Preto, ponto alto do percurso, de onde se vê a queda d’água, cenário de perder o fôlego. A 800 metros dali está a Cachoeira do Garimpão (Salto de 80m), onde é possível tomar banho no rio. A trilha tem 09km total de nível difícil.

Carrossel

A Trilha faz parte do circuito dos Saltos, mas você não precisa ir até eles. Afinal, você pode pegar a trilha e seguir direto para a Cachoeira. A intensidade da trilha é moderada, com trechos com pedras soltas, descidas íngremes e pedras escorregadias. É preciso ter preparo físico e atenção redobrada. A empresa que administra o Parque Nacional, disponibiliza carros 4x4 até o estacionamento das Corredeiras, que fica próximo a Cachoeira do Carrossel. Você irá fazer uma trilha de aproximadamente 08km ida e volta. É possível ir na van da Sociparques!

Corredeiras

As Corredeiras do Rio Preto é ótimo local para tomar banho de rio, nas hidromassagens formadas em suas pequenas quedas. Há uma trilha suspensa de 230 metros para as Corredeiras com acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, desde o estacionamento na estrada de serviço do Parque. A caminhada do Centro de Visitantes as Corredeiras tem cerca de 03km. A Sociparques oferece o serviço de transporte interno, desde o centro de visitantes, até as Corredeiras e o início da descida da trilha para os Saltos do Rio Preto.

Sete Quedas

Também no Parque Nacional, o visitante deve seguir as setas vermelhas por 03km e seguir a bifurcação à direita para a Travessia das Sete Quedas. A partir dali, as setas são na cor laranja. Chegando ao Cânion 1, há uma placa indicando o início da Travessia. Você irá percorrer 17km até a área de camping das Sete Quedas, bem ao lado do Rio Preto, com capacidade para 30 visitantes por noite. A partir da área de camping, a trilha continua por pouco mais de 06km. A travessia termina na beira da rodovia GO-239 a cerca de 12km de São Jorge e 24km de Alto Paraíso.

Vale das Pedras

A 5km da Vila de São Jorge, o Valle das Pedras é banhado pelo paradisíaco Rio São Miguel, atrativo com inúmeros poços cristalinos e diversas hidromassagens naturais. Sua caminhada será leve e de muita contemplação, você irá trilhar cerca de 04km (ida e volta). Não deixe de conhecer a Casa de Pedra, uma imensa rocha em meio ao cerrado rupestre do Vale do São Miguel. A propriedade conta com restaurante com aroma de comida caipira e chalés ecológicos para hospedagem.

Raizama

Com distância aproximada de 05km da Vila de São Jorge, o Raizama se encontra no Sítio Espaço Infinito, lugar que reserva uma energia especial aos apreciadores da música e da natureza. Para uma melhor experiência durante a passagem pelo paraíso do Raizama, dê preferência para a visita durante os meses de menos chuva Cerrado, como, por exemplo, de Maio a Outubro. A trilha é de nível simples, podendo ser acessado até mesmo por crianças.

Morada do Sol

Saindo da Vila de São Jorge em direção a Colinas do Sul, há 06km estará a entrada do atrativo Morada do Sol. Mais uma maravilha banhada pelo Rio São Miguel, o mesmo rio do Vale da Lua, entre outros tantos atrativos. A trilha que se faz até chegar as piscinas naturais é de nível fácil. Desfrute de cachoeira, piscinas naturais e desbrave os seu canions. A dica aqui é: Vá durante a parte da manhã e tenha o Sol iluminando as pedras, as águas cristalinas e claro, te esquentando depois de um banho.

Cachoeira do Lajeado

A Cachoeira do Lajeado, fica a 05km da Vila de São Jorge, possui duas quedas d’água e, entre as cachoeiras da Chapadas dos Veadeiros, é a melhor para curtir com as crianças. Isso porque seu poço não tem muita profundidade e, além disso, uma das quedas funciona quase que como um tobogã natural. A diversão é garantida. Ideal para ir pela manhã, pois o Sol se faz presente apenas neste horário. Trilha de 03km ida e volta.

Canions 2

Uma garganta de pedras por onde escorrem as águas do rio Preto no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, as quais formam poços de até 20 metros, perfeito para banho e possuem uma formação geológica especial. Na época das chuvas, somente um pequeno trecho do poço é utilizado, devido aos perigos de Tromba d´Agua. Está na Trilha das Setas Vermelhas, junto com a Cachoeira das Cariocas. O nível da trilha é moderado.

Cachoeira do Cordovil

O acesso para a cachoeira do Cordovil fica dentro da fazenda Volta da Serra no município de Alto Paraíso de Goiás, distante 15km da Vila de São Jorge. Um passeio incrível que abrange a imensidão do cerrado na Chapada dos Veadeiros, com atrativos que possuem águas transparentes e geladas: Como a Cachoeira do Cordovil, Poço das Esmeralda e Cachoeira do Rodeador. A trilha é de nível médio, com cerca de 07km ida e volta.

Poço das Esmeraldas

Mais uma das maravilhas da Fazenda Volta da Serra. Do estacionamento até o Poço das Esmeraldas são 2,7km. Trilha de nível fácil e um presente da natureza dividido entre um poço e uma pequena corredeira de águas verdes cor de esmeralda. Porém é importante avisar que você só verá a água cristalina como da foto à cima, na temporada da seca (Abril a Outubro). Para os amantes de cicloturismo, o atrativo é um dos melhores locais para ir pedalando.

Caminho da Lua

Localizado a apenas 5,5km de São Jorge e a 32km de Alto Paraíso, o Caminho da Lua é uma cachoeira sazonal (só tem água na época das chuvas). Com apenas 200 metros de trilha, você terá a oportunidade de se conectar com a natureza em seu estado mais puro. É importante ressaltar que, embora o atrativo faça parte do Santuário Volta da Serra, a entrada é realizada pela estrada que leva ao Vale da Lua. Siga as placas indicativas!

Cachoeira do Roncador

Localizada no coração do Santuário Volta da Serra, a cachoeira é cortada pelo rio São Miguel, o mesmo que passa pelo Vale da Lua e Morada do Sol. Para chegar até lá, basta caminhar por uma trilha de 220 metros do estacionamento e 3,2km da sede da recepção. Ao longo do caminho, você poderá apreciar a fauna e flora exuberantes da região, tornando a caminhada uma experiência inesquecível.

Cachoeira do Abismo

A Cachoeira do Abismo está localizada na trilha para o Mirante da Janela, com uma distância de aproximadamente 02Km a partir do início da trilha. Recomendo visitá-la na volta da trilha, pois da uma revigorada nas energias. Um fato importantíssimo é que só tem água no período das chuvas, entre os meses de novembro a março. Distante 04km da Vila de São Jorge.

Mirante da Janela

A Trilha do Mirante da Janela não está entre as mais fáceis da Chapada dos Veadeiros, mas também não é nada impossível de ser percorrida. O trajeto, ida e volta, tem cerca de 08km de distância e se alterna entre trechos de níveis fácil e difícil. A entrada fica distante 04km da Vila de São Jorge. No Por ou Nascer do Sol é obrigatório a contratação de um guia.

Cachoeira do Segredo

Uma cachoeira exuberante de aproximadamente 120m, uma das mais altas da região região da Chapada. A trilha cruza o rio diversas vezes e é mais recomendada na época da seca, devido a forte correnteza dos rios. Possui uma praia de rio boa para banho, pouco antes de chegar á cachoeira. Deslumbrante!

Córrego Preguiça

O Parque Municipal do Preguiça é um oásis ao lado da Vila de São Jorge. Com poços de águas cristalinas, rodeados por um exótico jardim repleto de flores do cerrado. É o atrativo dos moradores do povoado. ideal para crianças! O parque está em processo de restauração e revitalização. Vale destacar que só temos água no Córrego Preguiça nos meses de Novembro a Março. Preserve o Cerrado. Não polua, evolua!

Bar do Mirante

A 03km da Vila de São Jorge está o Bar do Mirante. Antes era conhecido por Disco Porto, Areião, Mirante da Estrela, entre outros nomes. Hoje em dia, é um bar, com apresentações artísticas e culturais, com boa música ao vivo sempre durante o Por do Sol. O visual do mirante é surreal de lindo. Sente-se em uma das cadeiras ou deite nas redes espalhadas pelo espaço e se deslumbre com tanto encantamento.

Praia das Pedras

Entre a Vila de São Jorge e Colinas do Sul, a Praia das Pedras é um ótimo lugar para todas as idades. É possível remar de caiaque no rio tocantinzinho e nadar pelo rio. O local conta com restaurante, que serve comida caseira típica da região. Você pode ser hospedar por lá também, o espaço conta com bangalô e área de camping. Distante 14km de São Jorge e 51km de Alto Paraíso.
×