Combate as chamas está parcialmente controlado

Felipe Matrix –  29 de Setembro de 2019

Incêndio criminoso na Chapada dos Veadeiros

A Operação Alto Paraíso segue em seu oitavo dia de combate aos incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na região do Sertão Zen, extinto recentemente, e outro que segue queimando na Serra da Boa Vista/Rio dos Couros, fora do Parque Nacional.

Os esforços nesse momento se concentram no combate por terra, com brigadistas do ICMBio e do Ibama, dos Militares do Corpo de Bombeiros de Goiás, e voluntários apoiados pela Rede Contra Fogo. As equipes também contam com apoio aéreo de um helicóptero do Corpo de Bombeiros para deslocamento de tropas, e quatro aviões tanques do ICMBio para lançamento de água, além de 18 viaturas terrestres.

No total, a Operação reúne aproximadamente 90 pessoas.

Graças ao empenho dessas equipes, atuando inclusive em combates noturnos, e às chuvas que aconteceram dia (27), o incêndio no Sertão Zen foi extinto, mas, na região da Boa Vista/Couros, ainda ocorre combate direto com equipes em solo e auxílio dos aviões tanque.

Utilizando o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), coordenado pelo ICMBio e Corpo de Bombeiros Militar, de forma integrada, somam-se esforços para controlar a situação. Um helicóptero do IBAMA também foi acionado para monitoramento, transporte de tropa e logística, com previsão de chegada para hoje dia 29/09.

Em paralelo, ações de investigação de causa e origem do fogo, que atingiu aproximadamente 3.000 hectares no interior do Parque e mais 3.500 hectares no entorno, estão em andamento com o apoio da Delegacia Estadual do Meio Ambiente de Goiás.

¨Somente quando for cortada a última árvore, poluído o último rio, pescado o último peixe, é que o homem vai perceber que não pode comer dinheiro!¨ Provérbio Indígena

Créditos Corpo de Bombeiros de Goiás

Felipe Matrix

Felipe Matrix

Webdesign, designer gráfico, fotógrafo, videomaker, social media e produtor cultural.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

Ecopousada

Viva uma nova experiência em hospedagem na Chapada dos Veadeiros
30$ off

Taiuá Ambiental

Hospedagem e Camping na Vila de São Jorge
WhatsApp chat