Patrimônio Mundial

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza, localizada na região centro-oeste do estado de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Até o final de maio de 2017, o parque abrangia uma área de 65 514 ha de cerrado de altitude, dos quais aproximadamente 60 % ficam em Cavalcante e os demais 40 % em Alto Paraíso de Goiás, município do qual a Vila de São Jorge é Distrito.

O parque foi criado através do Decreto Nº 49.875, emitido pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, em 11 de janeiro de 1961.

Em dezembro de 2001 o parque foi incluído na lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO. Atualmente sua administração está a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Apesar de ter sido criado com 625 mil hectares, teve seu tamanho diminuído até atingir 65 mil hectares e, em 2017 o parque foi ampliado, por meio de um decreto, no Dia Mundial do Meio Ambiente, para os atuais 240 mil hectares.

Conheça os Atrativos do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros e outros!

SociParque

é a união das empresas Parquetur Participações S.A e Socicam Terminais Rodoviários e Representações. Essa empresa venceu a licitação e recebeu em concessão, por um período de 20 anos, a administração do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, assim se tornando braço do ICMBIO.

Trilha das Sete Quedas

foi batizada como Travessia das Sete Quedas, pois possui 23 km de extensão. É a única trilha com pernoite formalizada no estado de Goiás e seu percurso é feito em dois dias. No primeiro, o grupo sai cedo, anda 17 km e acampa na Cachoeira das Sete Quedas. No segundo, anda 6 km até sair do Parque.

Fauna

é composta por diversas espécies, muitas endêmicas. Pesquisadores apontam que existe cerca de 320.000 espécies de animais neste bioma, sendo que desses 90.000 são espécies de insetos. Segundo o ministério do meio ambiente, são eles 200 tipos de mamíferos, 830 de aves, 180 de répteis, 150 de anfíbios e 1200 de peixes.

Flora

compartilha espécies com os principais biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica), o que faz do Bioma Cerrado um dos 25 pontos quentes de biodiversidade (hotspots) no mundo. A região possui aproximadamente 12 mil espécies vegetais, e, segundo dados da Embrapa, podem ser encontradas cerca de 400 espécies de plantas por hectare. Deste solo, brotam mais de 200 espécies medicinais e mais de 400 que podem ser utilizadas, de forma sustentável, na recuperação de solos degradados ou para alimentação.

Ingressos

da travessia com pernoite, feita apenas no período de seca (entre maio e outubro) e liberada para 15 pessoas por dia, custam R$37, podem ser adquiridos na sede Sociparque ou pela internet, com um dia de antecedência. Para os demais atrativos do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, permanece a regra de 1000 pessoas por dia, ordem de chegada e compra na própria sede, com custo de R$18.

Acessibilidade

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado na Vila de São Jorge (GO), construiu uma trilha suspensa com acessibilidade. Por meio dela, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem chegar até as corredeiras, um dos atrativos do parque e tomar banho no local. A trilha é feita de madeira e possui 230 metros de extensão, do estacionamento reservado para carros 4x4, até a área de banho. Entre a lista de compromissos da Sociparque, está a ampliação dessa atividade, assim beneficiando mais visitantes.

WhatsApp chat