O Berço das Águas

A Chapada dos Veadeiros é composta pelos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João da Aliança. Consiste, em sua maior porção, de Cerrado de Altitude, único por sua Fauna e Flora, considerado detentor de uma das maiores Biodiversidades do Planeta.

Vital para preservação da Vida Natural no Brasil, abriga seis nascentes das oito principais bacias hidrográficas de nosso país.

Comunidade Quilombola

Kalunga é o nome atribuído a descendentes de africanos escravizados fugidos e libertos das minas de ouro do Brasil central, que formaram comunidades autossuficientes e que viveram mais de duzentos anos isolados em regiões remotas na Chapada dos Veadeiros. Compreendendo mais de 230 mil hectares, abrangendo Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás, é o maior território quilombola conhecido do mundo.

Turismo de Aventura

se diferencia pela necessidade de infra-estrutura, como equipamentos, logística, transportes específicos e guias especializados. Na Chapada dos Veadeiros contamos com atividades como o cascanding, mais conhecido como rappel de cachoeira e o cannionismo, com descidas por trechos de rios, entre cannions e cachoeiras, pratica de saltos com cordas, escorregas por toboáguas naturais, cavalgadas e o trekking de travessia.

Artesanato

é forte na Chapada dos Veadeiros, que é constantemente visitada por artesãos, buscando inspiração para suas criações. Isso é o reflexo da imensa riqueza natural do Cerrado. Suas belezas inspiram a criação de instrumentos musicais, quadros, esculturas, costura, vestuário, acessórios, jóias, temperos, bebidas e decoração. Esses artesãos expandem o saber sobre o Cerrado daqui, popularizando-o através dos souvenires que confeccionam.

Festividades

são apoiadas pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge – instituição de valor reconhecido e nomeada pelo Ministério da Cultura como Pontão de Cultura, que anualmente desenvolve uma série de atividades valorizando raízes culturais de comunidades da Chapada dos Veadeiros. Os Festejos do Sítio Histórico Kalunga, a Caçada da Rainha de Colinas do Sul, a Catira de São João da Aliança e o Congo de Niquelândia, são as principais.

Guias de Turismo

são uma união de explorador, professor de história e biologia. Ser conduzido por alguém que tem alçada e ama o que faz muda completamente a experiência no Bioma. Um guia profissional certificado na Chapada dos Veadeiros passa por 154 horas de curso, orientado por outros guias mais experientes, pelo corpo de bombeiros, além de mestres da UnB e da Federal de Goiás. Com segurança, entregam reais imersões ao visitante.

Espiritualidade

A Chapada dos Veadeiros é cortada pelo Paralelo 14, um paralelo ao sul do plano equatorial terrestre. Começando pelo Meridiano de Greenwich e tomando a direção leste, o paralelo 14 passa por alguns locais, incluindo Macchu Picchu, no Peru. A crença popular diz que o Jardim de Maytrea, por sua vez, é um portal para outra dimensão de lugar e tempo, que sua energia pode curar e que lá é um ponto de avistamento de ÓVNI.

WhatsApp chat