A capital da chapada dos veadeiros

Alto Paraíso é o portal para acessar outras cidades ou vilas pela Chapada dos Veadeiros. Conhecida por atrativos como: Loquinhas, Cristais, Catarata dos Couros, Água Fria, São Bento, Almecegas e Sertão Zen. Distante 220km de Brasília, 90km de Cavalcante e 36km de São Jorge, é destino certo para os amantes do Ecoturismo e Esoterismo. Conheça as pousadas, campings, chalés e casas por temporada, acessando nossa página Onde Ficar em Alto Paraíso.

O Turismo de Experiência conta ainda com a visitação na Praça do Skate, Yoga e apresentações na Praça do Bambu, Galerias de Arte, Gastronomia, Hospedagem e Projetos de Educação.

Acompanhe nossas Notícias!

Cultura

Um dos eventos mais esperados é o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Ele acontece em Julho, junto com a Aldeia Multiétnica, formam o maior movimento etno-cultural do Brasil no período. Diversas comunidas indígenas se reúnem para discutir políticas públicas para a valorização de seus costumes. Danças, rituais e pinturas corporais são abertas ao público.

Sustentabilidade

Alto Paraíso é lar de projetos socioambientais, que trabalham para tornar sustentável o fluxo turístico que recebemos. Há programas e soluções já maturadas, que foram implementadas ao longo de algumas décadas e com os quais se pode ter contato através de vivências, imersões e troca de hospedagem por trabalho.

Ecoturismo

Contemplação é palavra de ordem em Alto Paraíso e aqui há muito o que ver. A exuberância do Cerrado de Altitude, muitas vezes intocado, atraí e fascina os praticantes de ecoturismo que nos visitam. Fauna e Flora tão próximos inspiram unidade com a natureza, ao passo que nos alertam para a necessidade de preservação.

Medicina Natural

A sabedoria dos povos quilombolas é valiosa, preservada e procurada por visitantes. Em Abril acontece O Encontro de Raizeiras, Benzedeiras e Pajés da Chapada dos Veadeiros, uma oportunidade de se aproximar desse universo tão rico, único e centenário. O cronograma tem uma semana, com programação em Alto Paraíso e São Jorge.

Misticismo

Alto Paraíso é muito conhecido pelo seu misticismo, sendo um portal de entrada para pessoas que procuram por terapias. Atraindo muitos terapeutas, ecoturistas, produtores e esotéricos de todo o mundo. Um dos fatores que faz com que Alto Paraíso ganhe esse rótulo de cidade mística é por conta da grande quantidade de cristais que tem no seu solo capaz de canalizar energias.

Feira do produtor rural

Uma atração que deve estar no seu roteiro é a Feira do Produtor Rural. Um lugar onde você ira encontrar pessoas do mundo todo e trocar experiências. Tem diversos produtos orgânicos, várias opções de comida vegetariana e vegana além de sucos com sabores da região, uma mistura de produtos tradicionais com a essência do Cerrado. Ela acontece todo sábado ao lado da prefeitura das 07h a 12h.

WhatsApp chat